Inovaeduca 3.0

Inscrições Abertas Guarde esta data

Temas

Especialistas abordam os eixos temáticos para o InovaEduca.

 


DIA 7 - Primeiro dia do InovaEduca 3.0

Luciana Allan

PALESTRA INTERATIVA
Tema: STEM

Em construção.

Luciana Allan e Manoel Belém

Data: dia 7 de novembro 2016

Horário: das 9h40 às 10h10


Célia Senna e Solange Giardino

WORKSHOP DIGITAL
Colaboratório Sócio Emocional

Neste workshop digital colaborativo será realizado um Laboratório de Habilidades Socioemocionais a partir da construção de mapas de autoconhecimento

CÉLIA SENNA
Diretora Pedagógica do Instituto Lumiar

SOLANGE GIARDINO
Assessora Pedagógica do Colégio Rio Branco

Data: dia 8 de novembro 2016

Horário: das 14h00 às 15h40


Kátia Chedidi,

PALESTRA INTERATIVA
Neurociência e a Inovação na Educação

Carla Tieppo falará sobre aspectos básicos da Neurociência que podem contribuir na educação. Cristiane e Katia apresentarão princípios baseados na Neurociência que embasam a inovação na educação contemporânea.

KATIA CHEDID - CARLA TIEPPO - CRISTIANE DE C. P. RAPOSO
Grupo Inédita

Data: dia 7 de novembro 2016

Horário: das 15h50 às 17h30


DIA 8 - Segundo dia do InovaEduca 3.0

Danielle Brants

PALESTRA
C
ontextualização, interdisciplinaridade e personalização do ensino – estudos de caso com o uso da tecnologia 

Nesta palestra, Danielle Brants apresentará estudos de caso de escolas que têm utilizado metodologias inovadoras para promover a contextualização do ensino de forma interdisciplinar, além da possibilidade de identificar lacunas de aprendizagem individuais e possibilidades de intervenções personalizadas.

Discutirá também, com base em exemplos reais, como a mediação do professor e as parcerias entre as diversas áreas de conhecimento adquirem papel de extrema relevância nesse contexto.  E, finalmente, quais os resultados dessas práticas, sob o ponto de vista da aprendizagem.

DANIELLE BRANTS

Data: dia 7 de novembro 2016

Horário: das 9h10 às 9h40


Alex Bretas

PALESTRA INTERATIVA
E
se pudéssemos desenhar nossa própria educação?

Diversas iniciativas ao redor do mundo e no Brasil estão devolvendo às pessoas a possibilidade de criar, com suas próprias mãos, os percursos de aprendizagem que querem viver. Aprender a aprender é cada vez mais essencial.

Nesta palestra interativa, Alex Bretas compartilhará seu processo de doutorado informal e apontará caminhos e ferramentas para uma aprendizagem autodirigida e em rede.

ALEX BRETAS

Data: dia 8 de novembro 2016

Horário: das 9h40 às 10h40

 


Ciencia Show

PALESTRA INTERATIVA
Aprender Ciências por meio de diferentes linguagens.

Momento 1 - 05 min.
Apresentação cientistas – Ana Ralston

Momento 2 – 30 min.
Show – Wil Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo

Momento 3 – 20 min.
Contextualização - O Espetáculo procura estabelecer o diálogo entre o conteúdo científico e o público, utilizando-se de estratégias lúdicas, para a introdução de conceitos. Assim conduzem o público a conclusões de ordem científica.

A utilização de recursos cênicos para a construção das experiências não é apenas um recurso lúdico, mas uma ferramenta de aprendizagem, partindo dos estudos na linha de pesquisa de Teatro-Educação.

Coffee break – 10 minutos

Momento 4 – Nau dos Mestres
Dinâmica - Contextualização da importância da prática na construção do processo cognitivo. As expectativas de aprendizagem poderão ser concretizadas tendo as experiências como perspectiva motivadora e de ampliação de conhecimentos.
Encerramento – 15min.
Conclusões

CIÊNCIA EM SHOW

Data: dia 8 de novembro 2016

Horário: das 11h10 às 12h50


Adriana Martinellil e Márcia Padilha

PALESTRA INTERATIVA
Empatia, diálogo e inovação

Experimentos interativos sobre mudanças de atitudes, criatividade e observação de comportamentos para desenvolver novas perspectivas de transformação em processos de aprendizagem na educação.

ADRIANA MARTINELLI e MÁRCIA PADILHA LOTITO

Data: dia 8 de novembro 2016

Horário: das 15h50 às 17h30


DIA 9 - Terceiro dia do InovaEduca 3.0

PALESTRA INTERATIVA
Interações híbridas que geram aprendizado

Com estímulo ao diálogo e à interação com a audiência, e incorporando recursos tecnológicos como ferramenta de linguagem, esta palestra promoverá a discussão sobre o conceito de inovação e de aprendizagem, com destaque especial à personalização do ensino, aqui vista como a forma pela qual o professor introduz a mobilidade digital na sala de aula.

O encontro também se propõe a incentivar a reflexão sobre as diferentes possibilidades de descobertas, conexões e reorganizações, fomentando um aprendizado com vistas à autonomia, à autoria, ao protagonismo e à qualidade das interações humanas.

Valdenice Minatel e Verônica Martins Cannata

Data: dia 9 de novembro 2016

Horário: das 9h40 às 10h40


Danielle Brants

WORKSHOP DIGITAL
Contextualização, interdisciplinaridade e personalização do ensino –aplicações práticas com o uso da tecnologia

Neste Workshop Digital, a equipe Guten e os educadores participantes realizarão uma inédita sequência de atividades que promove o trabalho contextualizado de conteúdos em sala de aula, de forma interdisciplinar, e com devolutivas imediatas de desempenho facilitadas pelo uso da tecnologia.

De forma dinâmica e divertida, vamos vivenciar as práticas acima e contaremos com a interação e feedbacks dos envolvidos, em um processo coletivo deconstrução de conhecimento.

DANIELLE BRANTS e LETÍCIA REINA

Data: dia 9 de novembro 2016

Horário: das 14h00 às 15h40


Valdenice Minatell

PALESTRA INTERATIVA
Formação continuada de professores para o Ensino Híbrido: desafios e reflexões

As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente.

O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando a personalização das ações de ensino e aprendizagem é a abordagem que será apresentada nesta palestra.

Os resultados de um estudo exploratório, na modalidade pesquisa-ação, com um grupo de dezesseis educadores de diferentes estados brasileiros, que lecionam em escolas públicas e particulares, resultaram em um curso online, que tem sido realizado por professores de todo o Brasil, como um exemplo de formação continuada. Os desafios e as reflexões possibilitadas por essa proposta serão fio condutor desta palestra interativa.

Lilian Bacich e Julci Rocha

Data: dia 9 de novembro 2016

Horário: das 15h50 às 17h30






Patrocínio Máster:




Patrocínio Platinum:

 

Apoios:

Realização:


 

Parceria pedagógica:


Co-realização: