Inovaeduca 3.0

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Resumo

No dia 1º de outubro de 2012 centenas de pessoas de diversas partes do Brasil se reuniram
no Centro de Convenções Fecomercio em São Paulo para compartilhar de um dia de experiências inovadoras na educação. O InovaEduca3.0 reuniu 530 educadores, mais de 19.700 acessos únicos no site do evento e várias publicações em veículos de renome. Confira tudo o que rolou no I Congresso sobre Práticas Inovadoras:

A inovação na educação é possível e pode ser aplicada à realidade brasileira? – John Moravec


Jhon_Moravec
A Abertura do evento foi feita pelo Membro do corpo docente do Departamento de Liderança Organizacional, Política e Desenvolvimento e os Estudos de Inovação da Universidade de Minnesota, John Moravec. O educador, que participou do Congresso por meio de videoconferência, falou brevemente sobre o conceito ainda em formação de Educação 3.0 e as principais diferenças entre a sociedade 1, 2 e 3.0.

Confira na tabela abaixo:

Paradigmas
  1.0 2.0 3.0
Relações Básicas Simples Simples Complexas Criativo-complexas
Ordem Hierárquica Heterárquica Intencionado Auto-organizado
Relação entre as distintas partes Mecanica Holografica Sinérgica
Visão de Mundo Determinista Indeterminada Desenhada
Casualidade Linear Mútua Anticausal
Processo de Mudança Conjunto Morfogênica Destruição Criativa
Realidade Objetiva Perspectiva Contextual
Concepção do Espaço Local Globalizador Globalizado


A Educação 3.0 – Jim Lengel


Jim Lengel
Segundo o consultor e educador Jim Lengel, o papel do professor, na educação 3.0 é muito mais importante, não é mais simplesmente um transmissor de conhecimento e guardião da ordem como na Educação 2.0. Na Educação 3.0 os professores desenham e gerenciam um complexo conjunto de projetos, estudantes, e atividades que mudam frequentemente. Trabalha em estreita colaboração com outros professores e outros profissionais da universidade e do mercado de trabalho para garantir que o projeto dos alunos seja apontado para direção certa.

Os seis pilares que definem uma Escola 3.0 na concepção de Jim Lengel são:

• Estudantes trabalham em problemas que valem a pena ser resolvidos (problemas que afetam a comunidade onde vivem);
• Estudantes e professores trabalham de forma colaborativa;
• Os alunos desenvolvem pesquisas auto direcionadas;
• Estudantes aprendem a como contar uma boa história;
• Estudantes aplicam ferramentas adequadas para cada tarefa;
• Estudantes aprendem a ser curiosos e criativos.

Na escola 3.0 o aluno raramente entrega seus trabalhos em papel. Em vez disso, mantém um portfólio online, uma coleção de trabalhos que fornecem evidências de aprendizagem para os professores e pode ser usado posteriormente para a admissão para a faculdade ou entrevista de emprego. Na educação 3.0 o aluno é o foco de nossos esforços educativos e eles sabem que serão recompensados pela descoberta de novos padrões e relacionamentos.

As escolas do Brasil do futuro não devem seguir necessariamente modelos das escolas americanas, europeias ou asiáticas. O Brasil precisa desenvolver seu próprio modelo para a Educação 3.0 para preparar e formar os trabalhadores e cidadãos que precisa para dar continuidade ao seu crescimento.

Clique aqui para acessar outros textos, apresentações e podcasts em inglês.


Debate - 1


Debate 1
Depois da explanação do professor Norte-Americano Jim lengel sobre um dia na vida de um professor 3.0, o professor da ESPM, Gil Giardelli, o Gerente Regional para a área de Educação da Microsoft para a América Latina, Angel Dubon Marchelli se juntaram a Lengel para uma discussão a cerca do tema, mediado pela Coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, Adriana Martinelli.




Realidade Aumentada e Interface por Gestos – Romero Tori


Romero Tori
Logo após o primeiro debate do dia, o professor da Universidade de São Paulo, Romero Tori, ministrou um workshop sobre como utilizar a Realidade Aumentada e Interface por gestos de forma inovadora na educação.

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Oficinas


Oficinas
Depois de uma manhã dedicada a questões de interesse do professor, os participantes do Congresso participaram de oficinas simultâneas oferecidas pelos nossos patrocinadores.

Windows na sala de aula - Microsoft
Como incorporar as novas tecnologias na sala de aula por meio de uma aula dinâmica, entre no mundo da colaboração online com as principais ferramentas da rede mundial de Educadores - Partners in Learning Network.

Intel® Learning Series - uma visão maior de transformação da educação - Intel®
Essa oficina apresentou soluções de hardware e software especificamente desenvolvidos para educação. Durante a oficina interativa, foram disponibilizados equipamentos para que grupos pudessem vivenciar uma nova e inovadora experiência educacional.

Do impresso ao digital: um caminho sem volta? – Geodinamica
Neste workshop a empresa demonstrou uma forma de mão dupla para relacionar o impresso e o digital interativo.

Você sabia que podemos aprender a ser inteligentes? - MindLab
Nesta oficina digital os participantes puderam vivenciar uma aula do Programa MenteInovadora para Ensino Médio, uma solução educacional completa que combina sofisticados recursos tecnológicos com a sólida Metodologia Mind Lab, ajudando a preparar os jovens e professores para os desafios do século XXI.

Do Giz ao Touch Screen
Nesta oficina os educadores aprenderam técnicas de como entreter seus alunos e elaborar seus conteúdos aproveitando todos os recursos que a tecnologia SMART tem para oferecer.

Novas ferramentas didáticas utilizando o tablet
Nesta oficina, foram apresentados recursos disponíveis para professores e alunos em ambiente educacional com a proposta de trabalhar a dinâmica de sala de aula, utilizando o tablet e integrando-o com outros recursos tecnológicos e didáticos.

Depois de uma manha dedicada a assuntos de interesse do professor, a parte da tarde do Congresso foi dedicada a questões de gestão e inovação na escola.


Como implementar inovação na escola num mundo impulsionado pela tecnologia – Luciano Meira


Luciano Meira
Nessa apresentação, o professor da Universidade Federal de Pernambuco mostra algumas pesquisas sobre o porquê da evasão escolar e aponta alguns caminhos para tornar a escola um lugar mais atrativo para os estudantes.

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Debate 2


Debate 2
Depois da palestra do professor Luciano Meira, a responsável pelo curso de Licenciatura em Ciências (EAD), Vani Kenski e o Superintendente de Tecnologia da Informação, Gil da Costa Marques, ambos da Universidade de São Paulo, e a pesquisadora de recursos educacionais abertos da Open University, Alexandra Okada, que participou via videoconferência, fizeram um debate aberto ao público, que participou com perguntas e comentários a cerca da inovação na escola.



Workshop: Como usar a robótica pedagógica aplicada ao currículo – João Vilhete Viegas d'Abreu


João Vilhete
Nesse workshop, o pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) fala como a robótica pedagógica pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem e conta, passo-a-passo, como um projeto de robótica foi aplicado em uma escola pública de Campinas.

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Assista ao video: http://www.youtube.com/watch?v=Oz52YDPF4D8


Workshop: Projeto prático de implantação de uso de tablet em sala de aula - Francisco Mendes


Francisco Mendes
Neste workshop, o Coordenador de Novas Tecnologias da Escola Internacional de Alphaville, conta passo-a-passo como eles desenvolveram o projeto com o uso dos tablets no colégio e os resultados do trabalho.

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Workshop: Experiências práticas sobre o uso das redes sociais no contexto educacional – Edvaldo Couto


João Vilhete
Nessa palestra, o professor da Universidade Federal da Bahia, Edvaldo Couto, conta como encarar as redes sociais não mais como uma inimiga, mas como uma aliada da educação.

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Premiação


Ao final de um dia rico em palestras de grandes nomes da educação brasileira e internacional, workshops e oficinas, foram sorteados dezenas de brindes dos patrocinadores para o público presente.

Confira os nomes dos ganhadores:

Microsoft

Xbox
· Denise Cristina Pin


Nova Escola

Assinatura da Revista
· Caroline Venturelli Rego
· Aaron Racanicchi Tura
· Nome participante
· Maria Regina Luciani
· Maria Helena Pontes Bella Gonçalves
· Lair Santiago Cabeça
· Karen T. R. Andrade Almeida
· Alexandre Araujo dos Santos
· Fabíola Pestana Castro de Sousa
· Mônica Zagallo Camargo
· Karla Regina de Jesus Grilo
· Maria Aparecida dos Santos Pereira
· Cristina Palmer

Robota

Tablet
· Lyselene C. Alcantara
· Fenando Bertoli

Mind Lab

Tablet
· Rayanne Galavotti
· Ilka Rezende G. Teixeira
· Anderson Jacob Rocha


Englishtown

Curso de Inglês
· Marcia G. Rocha
· Grace de Castro Gonçalves
· Elisângela de Ávila Queluz
· Patrícia Serafini
· Claudia Madalozzo André
· Marli Belonni




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